quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sucesso de Luiz Gonzaga da década de 80 foi composto por piauiense

Solange Veras assina letra de 'Lampião (Era besta não)', lançada em 1983. Parceria aconteceu quando a piauiense morava no Rio de Janeiro
A composição da letra de 'Lampião (Era besta não)', umas das mais de 2 mil músicas gravadas por Luiz Gonzaga, leva a assinatura de uma piauiense. Solange Gomes Veras compôs a letra ao lado do Rei do Baião no início da década de 80 durante a gravação de um comercial no Rio de Janeiro. Solange é a única piauiense a compor para Luiz Gonzaga.

A música, segunda faixa do lado B do disco 'Luiz Gonzaga - 70 anos de Sanfona e Simpatia (1983)', foi feita a pedido do próprio Rei do Baião. Solange Veras conta que para ela foi uma surpresa o encontro no Rio de Janeiro e mais ainda descobrir depois que a letra composta por ela seria musicada e gravada por um dos maiores ícones da música popular brasileira.

"Aproveitei aquele encontro para mostrar alguns trabalhos que já tinha feito, mas ele não gostou de nada. Daí veio o desafio: compor uma letra que falasse de Lampião, mas sem mostrar aquele seu lado valente. Nem fui para casa. Não queria perder aquela oportunidade. Fiz a letra na mesma hora e ele ao meu lado já foi musicando", lembra.

Para Solange a outra surpresa viria um ano depois, em 1983, época em que a música foi gravada e lançada em vinil. A piauiense disse que chegou a assinar contrato como compositora da música ainda no Rio de Janeiro e que depois disso adoeceu e veio embora para o Piauí.

"Para mim foi uma surpresa enorme saber que a música tinha sido gravada. Tenho aqui comigo esse vinil e guardo com muito carinho. É um verdadeiro orgulho para mim", diz.
Hoje, aposentada, Solange Veras diz amadurecer a ideia de tentar tirar da gaveta algumas antigas composições. Segundo ela, são mais de 40 letras que foram compostas, mas que nunca foram reveladas a outros músicos.

"Essa música gravada por Luiz Gonzaga foi o meu único e o mais relevante trabalho. Muito piauienses ainda não sabem dessa história e não há relatos de outra pessoa por aqui que tenha participado em alguma canção de Luiz Gonzaga", finaliza.

Publicada em 14/12/2012 por: Portal G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário