terça-feira, 2 de abril de 2013

Lembrança de Edelzuita

Poucos a conheceram, mas ela foi a grande companheira de Luiz Gonzaga nos derradeiros dias de vida do “rei do baião”. Maria Edelzuita Rabelo era uma sertaneja nascida em São José do Egito. Conheceu Gonzaga numa festa em Caruaru. Naquele tempo, ela era noiva de Irandir Costa, que fazia o papel de Otrope, parceiro do Coronel Ludugero, ambos falecidos em acidente de avião. 

Mas, a lembrança que tenho de Edelzuita é a de que ela foi minha colaboradora, quando eu dirigia o programa de auditório de Jota Ferreira, na década de 80, na TV Jornal. Não sei quem a indicou para o “cargo” de jurada da bancada que julgava os calouros do programa, papel que ela, aliás, desempenhou com muita desenvoltura e competência. Foi nessa época que ela passou a conviver com Luiz Gonzaga e foi sua companheira até o dia de sua morte. Lembro que em um show no Geraldão, comemorativo do aniversário do programa de Jota Ferreira, Gonzagão era uma das atrações. Ao chegar no camarim, fui abraçado e beijado pela simpatia que era Edelzuita. Afagos de uma simples amiga e companheira de trabalho, Mas, “seu” Luiz não viu assim. Acompanhou a cena com cara de homem enciumado. Ciúme injustificado, mas certamente muito pertinente, porque ela era, naquela época, o verdadeiro amor de sua vida, mais do que teria sido a sua mulher Helena, de quem estava separado.

Edelzuita foi o grande apoio que Gonzagão contou no pior momento da vida dele, quando poucos foram os amigos que compartilharam a sua dor.

Edelzuita faleceu em 2005, vitima de leucemia. Hoje, os dois devem estar no céu fazendo um “forró” daqueles....

* Por Miguel Santos, jornalista e radialista.

Muniz do Arrastapé faz apelo para finalizar CD em homenagem a Luiz Gonzaga com participação de Dominguinhos

O sanfoneiro, cantor e também compositor Muniz do Arrastapé gravou novo CD em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, quarto disco de sua carreira, intitulado de - É o Baião de Luiz.

"Em 2011, senti a necessidade de gravar um trabalho em homenagem ao nosso rei do baião. Foi aí que comecei montar o repertório, escolhi a primeira faixa que dar nome a o disco, e é a mais importante, não mais que as outras, mas esta fala diretamente onde Gonzaga criou o baião", afirma Muniz.

O disco contem 15 faixas recheadas de composições que homenageiam o mestre do forró Luiz Gonzaga, e tem a particpação de grandes estrelas do forró: Ivan Ferraz, Santanna o cantador, Maciel Melo, Dominguinhos, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e banda Segnos. Também fazem parte deste trabalho os violeiros Edmilson Ferreira e Antônio Lisbôa e os declamadores mirns Juliane Maciel e Caroline Maciel.

" Estou muito feliz, por ter sido a última pessoa a gravar com outro grande mestre Dominguinhos, antes dele ter ficado internado, ele gravou comigo a música "Olha pro Céu" de de Luiz Gonzaga e José Fernandes".

Mas este trabalho estar ameaçado a não sair, por falta de recursos para terminar este material. Então se você quer contribuir na finalização deste CD, entre em contato com Muniz do Arrastapé pelo telefone (81) 9604-4870 ou pelo email: cantor@munizdoarrastape.com.br

Conheça a história de Valda do Forró

Maria Valdenora Gomes da Silva, mais conhecida como Valda do Forró, nasceu na cidade de Caiçara no município de Guarabira na Paraíba. Começou cantando na adolescência no circo que estava de passagem na cidade de Limoeiro (PE), nesta temporada conheceu o músico Cicinho do Acordeon e criou a banda Raio do Sol que durante 15 anos se apresentou em várias cidades. 

Valda do Forró, também se apresentou com Marinalva e sua gente, como back vocal, na mesma época trabalhou também com Coronel Caruá. Desenvolveu trabalhos também com Marcelo de Feira Nova, Aluízio do Acordeon entre outros artistas.

Nos anos 90, a cantora decidiu seguir carreira solo. Onde gravou o seu primeiro CD intitulado "Valda e os brasileirinhos do forró", em 1996 lançou o seu segundo disco "Valda do Forró" em 2004 lançou o seu terceiro CD ""Simplesmente um a mais". 

Seu repertório passeia pelos ritmos do forró pé de serra, com músicas consagradas de Luiz Gonzaga, Marinês, Elba Ramalho, Dominguinhos, Trio Nordestino entre outros nomes do forró pernambucano.

Por ter uma carreira de aproximadamente 20 anos, se apresentou em vários locais consagrados pelo público Pernambucano: Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Casa da Cultura de Pernambuco, Sítio da Trindade, Festival de Inverno de Garanhuns (Circuito do Frio), Forró de Arlindo dos 8 baixos, Casa da Rabeca, Sala de Reboco, São João do Recife, Vitória de Santo Antão, Orobó e em eventos empresariais como Caixa Econômica Federal, Shopping Tacaruna entre outros.

Contatos para shows: (81) 8578-9325 / 9823-7338/ 8750-7847 

E-mail: valdadoforro@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/valda.doforro

ForrozeirosPE disponibiliza o CD do Site para downloads

CD reúne músicas dos parceiros do site ForrozeirosPE.com.br 

Artistas: Cylene Araújo, Diego Cabral, João Lacerda, Galera Forrozeira, Ivan Ferraz, Paulo César do Acordeon, Arlindo Guia do Forró, Fredy e Mary Forró Bem Bolado, Forró Xinelo Rasgado, Rhay Miranda, Forró Flor de Lótus, Jorge Neto, Tácyo Carvalho, Ari de Arimatea e Casaca de Couro.

Maiores informações: (81) 9938-1351 / 8519-5002

Baixe o CD completo pelos sites:

Iteia: http://www.iteia.org.br/audios/cd-dos-forrozeirospe

SuaMusica.com.br