sábado, 26 de junho de 2010

Museu de Anastácia e Humberto Teixeira

 
Quem visitar o Sítio da Trindade este ano, poderá conhecer um pouco da história de Anastácia e Humberto Teixeira, homenageados do São João do Recife deste ano, o museu que fica na cidade cenográfica do Sítio da Trindade.

O museu retrata a histórias dos dois homenageados com instrutores que relatam a vida e a obra, o visitante pode ainda escutar músicas de Anastácia e Humberto Teixeira dentro da casa.

Um pouco da história:

Anastácia

Anastácia (ou Lucinete Ferreira) é recifense e um exemplo de artista popular que enfrentou muitas dificuldades para encontrar o seu verdadeiro caminho na musica popular brasileira. Como compositora fez “Só quero um xodó”, com o seu companheiro na época, Dominguinhos, musica que foi gravada por Gilberto Gil e virou sucesso nacional. Começou a carreira em 1954, aqui mesmo no Recife e hoje, vivendo em São Paulo, continua divulgando a nossa musica pelas bandas de lá. O forró deve muito a essa intérprete e autora de muito talento. 

Humberto Teixeira

Cearense, que aprendeu musica logo na adolescência, Humberto Teixeira se notabilizou como parceiro de Luiz Gonzaga, com o qual compôs o célebre “Baião”, por volta de 1945, segundo-se outros grandes sucessos como “Qui nem Jiló”, “Assum Preto”, “No meu pé de serra” e, especialmente, “Asa Branca”. Humberto Teixeira ficou conhecido como o “doutror do Baião”, por ter estudado Medicina e concluído o curso de Direito. Advogava e fazia musica simultaneamente.

Além de letrista na parceira com Gonzaga, tinha outras musicas só suas como “Kalú”, gravada com muito êxito por Dalva de Oliveira. Humberto Teixeira morreu em 1979 aos 64 anos de idade.

domingo, 20 de junho de 2010

Trio Ki-xote

A Trio Ki-xote teve seu inicio em abril de 2006 e até hoje vem fazendo verdadeiras multidões dançarem. Foi no mesmo ano que o Trio formado de jovens com um ambicioso propósito de tornar o forró Pé-de-Serra difundido entre os mais jovens, que a mesma grava seu primeiro DVD. Este contando com as presenças ilustres de: de Xico Bezerra, Maciel Melo e Petrúcio Amorim. Desta forma com tamanho reconhecimento a Banda entra de vez no cenário Nordestino e Brasileiro.

Em 2007 o Trio Ki-xote toca no São João de Arcoverde, este que é considerado um dos maiores festejos juninos do mundo, conhecido por sua multiculturalidade e organização. Neste mesmo ano a banda toca no são João de Bezerros sendo aplaudida pelo público que participara do evento considerado o mais charmoso dos festejos juninos. Esses eventos abriram portas para que a banda tivesse sua imagem divulgada em alguns programas de televisões locais como o Programa Bom dia PE da Rede Globo, o programa plugado da TV Bandeirantes e outros programas locais.

No Ano de 2008 o Trio Ki-xote entra no Cenário nacional e realiza seu primeiro show no sul do Brasil, este show foi realizado na cidade de Porto Alegre no mês de abril. Como de costume a banda chegou a agradar tanto que no mês de junho volta para tocar no São João da cidade realizado no Parque da redenção ponto de encontro de todas as idades.

Neste ano o Trio Ki-xote volta à cena e faz novamente o São João de Arcoverde e da Cidade do Paulista. Além de tocar no Santeria, Casa de Mainha e Bagacinho. Todas estas festas sendo contempladas com o novo CD do Trio que tem com objetivo fazer o dia amanhecer e todo mundo se amar!

Baixem o cd da Ki-xote no: http://search.4shared.com/q/1/trio%20ki-xote