quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Danilo Pernambucano - ”Serei pra sempre assim”


Danilo Filgueira Véras, nome artístico Danilo Pernambucano, nasceu na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Desde os 11 anos de idade já bebia na fonte poética e era admirador da música gonzagueana, recitava poesias em escolas, faculdades, palestras e era sempre incentivado para que continuasse levando a bandeira da cultura popular.

Aos 14 anos de idade ele tornou-se integrante de um grupo de forró pé-de-serra denominado “Forró Mirim” onde ele cantava e recitava poesias nas apresentações. O forró mirim era formado apenas por garotos muito jovens, com isso aonde eles chegavam recebiam destaque e eram muito bem elogiados pela qualidade do forró oferecido ao público, chegando a fazer apresentações em programas de televisão e shows em várias  cidades do nordeste.

Em 2008, descobriu que a sanfona iria complementar seus dons artísticos e começou a tocar  suas primeiras melodias no acordeom,  herdando um pouco da musicalidade do seu avô Enésio e do seu tio Zenilton. Desde então o instrumento tornou-se parte de sua vida e após um ano estudando um instrumento, já fazia shows em várias cidades do nordeste fortalecendo o nome do forró pé-de-serra autêntico e da poesia popular.

Hoje com 20 anos de idade, já tem três cd´s gravados, e o seu mais novo trabalho intitulado ”Serei pra sempre assim” conta com participações de grandes nomes da música popular nordestina, como: Santanna o cantador, Nádia Maia e Os Nonatos. Danilo Pernambucano também é estudante de direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Em 2011 realizou sua primeira apresentação internacional na África em Angola na capital Luanda.


Mais informações pelo site: www.danilopernambucano.com.br
e-mail: rvproducoes@danilopernambucano.com.br
(87) 9626 2275  |  8827 4373

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A história de Cylene Araújo com Luiz Gonzaga

Cylene Araújo pode e deve ser considerada uma das principais intérpretes do cenário das culturas e raízes musicais nordestinas


Desde garotinha, quando aos 8 anos de idade começou a cantar em programas vários da televisão pernambucana, TV Jornal, canal 2, Tv Cultura, canal 11, TV Tupy, canal 6, Cylene já exibia esse harmônico perfil e sentimento cultural. Um dos seus sonhos naqueles tempos – o de gravar composições de seu ídolo, Luiz Gonzaga – somente aconteceria no ano de 1992, um disco de vinil , hoje bastante raro, com a música ROENDO UNAHA, Gonzaga em parceria com Luiz Ramalho. Daí em diante jamais deixou de homenagear a majestade do Baião, em discos,shows e apresentações Por esses todos esses brasis e na Europa, onde vai com freqüência em diversas turnês. Certamente o feito de maior repercussão de Cylene, é o feito de ostentar o título da cantora das 50 horas de forró, evento realizado no centro de lazer PATATIVA em São Paulo, onde cantou mais de 600 músicas, entre elas 266 de autoria de Luiz Gonzaga, o que lhe concedeu a façanha de ser a artista que mais interpretou composições do Rei do Baião em um único show.

*Cylene Araújo, promoveu os primeiros encontros de sanfoneiros na cidade do Recife em 1996. Quando só existia em Exu cidade natal de Gonzaga.

*Em 1999, realizou em São Paulo o 1º Encontro Nordestino de Sanfoneiros.

*Em 2001, lançou pela Revista Continente o CD; Cylene Araújo, canta Luiz Gonzaga.

*Em 2008, lança para Europa “Cylene Araújo, canta Luiz Gonzaga” e faz show no Teatro Comuna-Lisboa.

*Em 2011, lança em parceria com a Confraria do Forró o projeto “Cylene Araújo, convida sanfoneiros do Brasil”

*Pela sua trajetória musical e amor ao Forró, Cylene Araújo, foi convidada a participar dos quadros na direção da APF- Associação Portuguesa de Forró em Lisboa. A posse foi em dezembro de 2008. Uma história direcionada em favor da cultura popular e do forró. Cylene Araújo brilha pela sua simplicidade e encanta pela autenticidade.

Samuel Valente (Compositor-escritor e musicólogo) 

Projeto: Roda de Pé de serra em Olinda


Projeto: Roda de Pé de serra, valorizando a cultura popular e o melhor do autêntico forró nordestino. Todas as sextas-feiras, no Sítio das Artes, Alto da Sé, Olinda-PE. Das 18 às 23 horas. Informações: (81) 3429-2166.

Jorge silva, compositor e cantor forrozeiro, é autor de várias obras de sucesso. Tanto na sua própria voz, como interpretadas por outros artistas. Como: Dominguinhos, Jorge de Altinho, Flávio José, Alcymar Monteiro, Cristina Amaral, Maciel Melo, Trio Nordestino, Petrúcio Amorim, Novinho da Paraiba, Geraldinho Lins e muitos outros.

O projeto roda de pé de serra, começou com as parcerias de Jorge Silva, Forró sem Fronteira, Mardônio, Canarinhos do Forró, Paulinho do Acordeon, Aracílio Araujo, Alemão e Kodô Damascena e tem recebido vários convidados. Como: Cristina Amaral, Novinho da Paraíba, Raminho do Acordeon, Quixabeira e Trio Mandacarú, Marrom Brasileiro, Walkyria Mendes e muitos outros.

Galo 2012 exalta Luiz Gonzaga



“Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião” será tema do 35º desfile do maior bloco do mundo

O Galo da Madrugada já definiu o tema para 2012. O maior bloco do mundo vai celebrar o centenário de Luiz Gonzaga com o desfile “Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião”. O tributo terá direito a boneco gigante do Velho Lua, diretores fantasiados em referência ao compositor, edição especial do trio elétrico dos forrozeiros e muito baião tocado em ritmo de frevo.

Além disso, um frevo em homenagem a Gonzagão já foi encomendado aos maestros pernambucanos pelo presidente do clube, Rômulo Meneses. “Luiz Gonzaga tem muito a ver com a proposta do Galo da Madrugada. Da mesma forma que ele defendeu praticamente sozinho a música nordestina nas décadas de 1940 e 1950, o Galo sempre defendeu a cultura pernambucana e o nosso frevo”, pontua. A junção de dois dos maiores símbolos de Pernambuco no Brasil e no mundo é garantia de um desfile inesquecível para os brincantes.

CARNAVAL 2012
Os foliões já podem marcar na agenda as datas dos desfiles promovidos pelo Clube de Máscaras O Galo da Madrugada no ano que vem. A programação começa com o tradicional Desfile Inverso, na noite da quinta-feira 16 de fevereiro. No Sábado de Zé Pereira, dia 18 de fevereiro, o maior bloco do mundo sai às ruas do centro do Recife, abrindo o feriado de Carnaval no Recife. Na terça-feira, dia 21 de fevereiro, a programação se volta para a criançada com o desfile do Pinto da Madrugada.

. Contatos:
Rômulo Meneses (presidente do Galo da Madrugada) – (81) 9959.7729