quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Assisão, o cangaceiro romântico

Nascido na Fazenda São Miguel, terra de Lampião, em Serra Talhada, Francisco Assis Nogueira, mais conhecido por Assisão, conquistou o mundo através das suas composições. Aos 70 anos de idade, o Cangaceiro Romântico – nome dado por Luiz Gonzaga pelo fato de ter nascido na mesma fazenda onde nasceu Lampião – comemora 50 anos de carreira. Suas músicas nos remetem à festa mais tradicional do Nordeste, o São João, estando presente em “todos” os repertórios dos tradicionais arrasta-pés. 

Falando assim, talvez você possa até não saber quem é esse grande cantor, mais com certeza já deve ter ouvido e dançado um forró “pesado” embalado por suas canções. Considerado um dos compositores de forró mais produtivos, com 46 discos gravados e mais de 700 composições, suas músicas também fazem sucesso na voz de outros cantores. Exemplo disso é a parceria com o Trio Nordestino que, desde 1975, vem rendendo boas gravações que caíram no gosto do povo como: Alegria e sorriso (Eu quero sorriso/ eu quero alegria/ eu quero voltar pra minha Bahia/ eu quero... – Sem falar na famosa Esquenta moreninha – Esquenta moreninha/ tem uma fogueirinha no meu coração.../ Eu vou cair na brincadeira nesse São João/ levar meu bem junto à fogueira nesse São João / não quero saber de tristeza nesse São João/ quero alegria e muita festa nesse São João... – que ganhou o título de o Hino do São João.) 

Em 1977, ele lançou o disco O forro está presente, que teve uma ótima repercussão, especialmente em relação à música Peixe piaba (Peixe piaba não nada na terra está na hora/ está na hora/ está na hora de mudar senhora... Eu tenho uma novinha pra você/ já saiu rock, tango, rock/ e agora é forró que vamos ter), faixa de maior sucesso em sua carreira. Além dessa, teve outras composições de grande aceitação, entre elas: Pau nas coisas e Pequenininha (Tem dó, pequenininha/ tem dó, pequenininha/ tem dó eu não quero chorar), que já possui mais de 240 regravações. 

Há alguns meses, ele lançou o CD Festejo animado, que traz 12 faixas, entre elas algumas regravações, e que tem como carro-chefe a canção que intitula o álbum. Então se nos próximos dias você ouvir: O fogo subiu/ terminou a novena/ vai ter cachaçada/ vai ter forrozada/ a mulherada tá loca/ deixa a saia voar..., já sabe, é mais um sucesso do Assisão, o Cangaceiro Romântico do Forró! 

Por: Erika Fraga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário