sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Homenagem de Ivan Ferraz à Festa do Morro da Conceição

A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição que acontece todos os anos no Morro da Conceição, zona norte do Recife, foi tema de música gravada na década de 80 pelo cantor, compositor forrozeiro Ivan Ferraz. Um LP produzido pela Mocambo.

Festa da Conceição (Ivan Ferraz)

Recife é dia de festa 
No morro da Conceição
É gente que faz oração
Subindo o Morro a pé
Ô Nossa Senhora 
Amparai a nossa cidade
Fazei dessa humanidade
Devotos cheios de fé

Ô nossa senhora da conceição
08 de dezembro
Peço em oração
Daí ao nosso povo
A sua proteção. 

O Galo canta

Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2011, o mestre do coco e das emboladas Galo Preto lança seu primeiro disco aos 81 anos de idade, numa iniciativa da Itaú Cultural. 
Nascido  em Bom Conselho, aos 08 anos de idade ele já fazia rimas, imitando os emboladores da região. No auge da carreira, na década de 70, participou de consagrados programas de TV – Silvio Santos, Chacrinha, Flavio Cavalcanti, cantou com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Arlindo dos 8 Baixos, tornando-se um artista mais conhecido nacionalmente.  
“Historias que andei” é o titulo do disco, que reúne 12 composições do musico,  com arranjos de pandeiro e sanfona. É um registro do coco trava-língua, uma tradição da cultura popular pernambucana, na qual Galo Preto é um autentico mestre.

Forrozeiros cantam o Natal


Por iniciativa da presidente do Instituto Shopping Recife, Ione Costa, forrozeiros famosos gravaram um CD com temas natalinos para venda em beneficio da Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem, da Comunidade Entra Apulso, vizinha ao Shopping. O disco “Natal Nordestino” foi gravado pelos forrozeiros Santanna, Cezinha, Flávio José, Alcymar Monteiro e Elba Ramalho.  
Entre as faixas do CD, destaca-se a versão forró pé-de-serra do cantador Santanna para a “Oração de São Francisco”. Outros temas natalinos fazem parte do disco, que já está à venda ao preço mínimo de R$20. Informações: https://www.facebook.com/natalnordestino/ 

Memorial Luiz Gonzaga comemora o aniversário do Rei do Baião


No próximo dia 13 de dezembro será comemorado o 104ª aniversário do Mestre Luiz Gonzaga. Para celebrar a data, o  Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Prefeitura do Recife ligado à  Fundação de Cultura Cidade do Recife, preparou uma ótima programação.  
Nos dias 12 e 13 acontecerão visitas guiadas, exibição de  filmes e audição de músicas nas gravações originais feitas pelo “Véio Lula”, na sede do Memorial que fica na casa 35 do Pátio de São Pedro. 
A partir do dia 14, o espaço oferecerá oficinas de Sanfona e Baião. Para participar os interessados devem entrar em contato com o Memorial, através do email: educativo.mlg@gmail.com informando o nome completo e o telefone.  As oficinas são gratuitas.
Sobre as oficinas - O Fole Roncou - Noções Básicas de Acordeom - oficina de apreciação musical, tendo o acordeom (sanfona de 120 baixos), como o instrumento de estudo. Será uma mostra do conteúdo introdutório sobre a sanfona, buscando aproximar e estimular os admiradores e curiosos da sanfona, instrumento que marca a identidade sonora do Nordeste.
Do Baião de Repente, ao Baião de Gonzaga - oficina que aborda a influência do trovadorismo, e a linguagem poética do repente, na obra de Gonzaga.

Confira a programação do Aniversário:
12 a 13 de Dezembro
Visita guiada 09h às 17h
13 de Dezembro
Exibição do Filme: “Gonzaga – De Pai Pra Filho”, 10h
Audição de músicas originais de Luiz Gonzaga das 14h30 às 18h
14 a 23 de Dezembro
Oficinas das 14h30 às 18h

Vila Nova em livro

A carreira do mestre da cantoria, o caruaruense Ivanildo Vila Nova, é contada em livro de autoria dos pesquisadores paraibanos José Edmilson Rodrigues e Irani Medeiros.  
Rimas, entrevistas, depoimentos, partituras, discografia e muitas passagens da vida do cantador são destacadas na obra, sem falar nas dificuldades que os cantadores  enfrentaram na época da ditadura militar. “Ivanildo Vila Nova – Mitos, Versos e Violas” é um valioso documento sobre o trabalho dos artistas nordestinos, que exaltam a cantoria dos versos metrificados, importante expressão artística da nossa cultura popular. Ivanildo Vila Nova tem 51 anos de carreira e 71 de idade e é um dos mais fervorosos defensores da arte que abraçou.