sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Gonzagão também gravou Frevo. Disponibilizamos 04 faixas inéditas

Pouca gente sabe que antes de se tornar famoso como compositor e interprete de forró, Luiz Gonzaga gravou um disco compacto com quatro frevos, intitulado “Frevogodó”, tendo como co-autor Jonathas Lucena. Isso foi em 1945, mas a gravadora RCA, que tinha contrato de exclusividade com o “Rei do Baião” não quis lançar o disco por achar que não iria fazer sucesso. Mas, a razão maior foi evitar que o cantor e sanfoneiro de Exu (PE) saísse do foco de sua carreira na musica forrozeira, iniciada efetivamente em 1950 quando gravou “A dança da moda”. O compositor Jonathas Lucena guardou o maior segredo a respeito desse detalhe da carreira de Gonzagão e só depois de muito tempo resolveu dar divulgação ao fato. Portanto, o frevo pernambucano também foi cantado pelo “Rei do Baião”.

Forrozeiros gravam clipes para a folia. Listamos algumas produções

A folia tomou conta do nordeste e para celebrar esta grande festa, vários artistas do Forró decidiram lançar novas produções em audiovisual. Entre as novidades, estão Novinho da Paraíba, que resolveu ingressar de peito aberto no Carnaval e criando o frevo em parceria com Petrúcio Amorim “Olinda Recife”; Elba Ramalho com o seu “Frevo, Paixão e Zueira”, de André Rio e Rannieri Oliveira. Confira os clipes de carnaval:

Novinho da Paraíba no Frevo

Todo bom cantor nordestino, seja ele intérprete de qual gênero for, tem que cantar frevo também. É quase uma imposição. Está no sangue. Alcymar Monteiro, Elba Ramalho, Dominguinhos, Nádia Maia, são algunsdos inúmeros exemplos. Mas, estava faltando na grade dos forrozeiros frevistas o nome de um sanfoneiro e forrozeiro dos bons: Novinho da Paraíba. 

Este ano, o filho de Monteiro, na Paraíba, terra exportadora de muitos talentos musicais, resolveu ingressar de peito aberto no Carnaval. Depois de consagrado agitando o meio forrozeiro com um leque de grandes sucessos, Novinho decidiu criar um frevo ao lado de duas outras feras: Petrucio Amorim, com parceiro na composição e o mestre mastro Duda nos arranjos da musica. Nasceu, assim, o frevo-canção “Olinda Recife”, mais uma homenagem às cidades irmãs, que fazem juntas o melhor Carnaval do mundo.

Novinho da Paraíba, portanto, é a grande novidade musical do Carnaval 2016.