quarta-feira, 15 de julho de 2020

Waldonys: cantor e sanfoneiro de muito talento

Waldonys José Torres de Menezes tem profissão diferenciada, apesar de ter enveredado pelo caminho da musica. Ele é paraquedista e piloto acrobático. Nascido em Fortaleza, capital do Ceará, em 14 de setembro de 1972, foi o seu pai que o incentivou para a carreira artistica. Ele era acodeonista amador e começou a dar aulas para Waldonys quando ele tinha apenas 11 anos. Posteriormente, estudou num conservatório musical. Nessa época ele conheceu Dominguinhos, que o apresentou a Luiz Gonzaga. 

 Notando que o garoto tinha talento e puxava muito bem o fóle da sanfona, levou-o para São Paulo e aos 15 anos  participou da gravação da musica “Fruta Madura”,  do LP “Ai tem”. Aos 16 anos foi convidado a participar de uma turnê aos Estados Unidos, por um período de 4 meses. Agradou tanto que acabou ficando por lá 8 meses, tocando em teatros lotados, em metrópoles como por exemplo Las Vegas.

Participou do “Projeto Asa Branca”, criado por Dominguinhos, em companhia de Renato Borghetti, Oswaldinho, Sivuca, Gilberto Gil, Tânia Alves, entre outros. Tornou-se conhecido entre os maiores acordeonistas do Brasil.  Trabalhou com Fagner, participando de turnê, onde também viajou pelo Brasil e Exterior. Na volta, a bagagem cheia de experiência, gravou em 1992 seu primeiro LP, em homenagem a Luiz Gonzaga, intitulado “Viva Gonzagão”.

Começou daí sua carreira solo. Cantando e tocando Waldonys foi se tornando conhecido pelo público e pela crítica. Gravou outro álbum  “Veleiros”.  Fez uma excursão com a cantora Marisa Monte, além de ter gravado um LP com ela. Horizontes ampliados, Waldonys sentiu necessidade de retomar sua carreira solo, e daí vieram vários discos.

Participou de mídias nacionais como “Programa Som Brasil” (em que esteve por 4 vezes), “Domingão do Faustão”, “Programa Jô Soares”, “Viola minha viola”, “Altas Horas”, entre muitos outros..

A gravação do primeiro DVD de Waldonys foi feita em comemoração aos 20 anos de carreira, gravado ao vivo no Teatro José de Alencar, em Fortaleza-CE, com as participações de Tânia Alves, Renato Borghetti e Fausto Nilo.

E aí está Waldonys, um cearense que aproveitou bem  as oportunidades e ganhou popularidade na musica nordestina e brasileira.

Amazan: uma carreira dedicada ao Forró

José Amazan Silva nasceu em Campina Grande (PB) em 5 de outubro de 1963.  Foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte,e ainda criança já gostava de ouvir a boa musica nordestina. No inicio de sua adolescência deu os primeiros acordes numa velha sanfona emprestada por um de seus primos.  Aos 12 anos escreveu o primeiro de uma série de cordéis. Voltou para Campina Grande quando tinha 19 anos. Em 1984 conheceu o grupo de cultura nativa  “Tropeiros da Borborema” e a partir daí virou seu  sanfoneiro . Foi com eles que teve oportunidade de mostrar sua arte para vários Estados brasileiros e até para a Europa. Em 1989 iniciou a carreira solo, quando gravou o seu primeiro LP.

Escreveu e editou três livros, lançados em 2009. Neste mesmo ano, fez várias apresentações no programa “TV Xuxa”, da Rede Globo. Em 2011 ficou mais conhecido ainda quando participou da campanha publicitária de uma marca de cerveja, narrando historias acompanhado de sua sanfona.

Sempre foi um amante do forró, ritmo com o qual passou a ser  admirado por um grande público, mas além de sanfoneiro, cantor, compositor, escritor, cordelista e empreendedor, Amazan exerceu intensa atividade política.  Em 2012, foi candidato a prefeito de Jardim do Seridó/RN pelo PSD, ficando em segundo lugar no pleito. Em 2014, foi candidato a deputado estadual do Rio Grande do Norte sendo o 28º mais votado, ficando na segunda suplência de sua coligação.  Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito da cidade de Jardim do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte. 

Com amor e respeito ao forró, gênero musical que abraçou  sem recorrer a apelos agressivos, Amazan segue seu caminho cantando, compondo e levando a boa musica nordestina a todos que o admiram e aplaudem seu trabalho.