quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Forró Gostoso de Novinho da Paraíba

Artista autodidata, que aprendeu ainda criança a puxar o fole da sanfona, Novinho da Paraíba nasceu na zona rural de Monteiro, na Paraíba, num dia 12 de maio, para enriquecer com a sua arte o cancioneiro regional. 

Com apenas cinco anos de idade passou a conviver com uma pequena sanfona de oito baixos que seu padrinho havia deixado em sua casa. Sozinho, sem ajuda de ninguém, foi aprendendo a harmonizar as notas musicais. Quando o padrinho veio buscar o instrumento na casa de seus pais, Novinho demonstrou um ar de tristeza pela perda do que seria, para ele, o inseparável companheiro. O padrinho, emocionado, lhe deu a sanfona de presente. Daquele dia em diante, ele nunca mais se separou dela. Ainda menino, acompanhava o pai às feiras livres das redondezas para ouvir os grupos pé-de-serra e aprender com eles as raízes do forró, do xaxado, do baião, ritmos que fazem parte de seu rico repertorio de sucessos. 

Instrumentista, depois cantor e compositor, Novinho junto com Petrucio Amorim compôs em 1987 “Estrela Cadente” e um ano depois “Nem olhou pra mim”, musicas que se tornaram sucesso em todo o Nordeste. “Solidão no Peito” foi outra de suas criações que dominaram o gosto popular.

Novinho da Paraíba integra o grupo de artistas que vem dignificando o
forró, procurando cada vez mais torná-lo conhecido e admirado em todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário