terça-feira, 1 de maio de 2012

Forrozeiro do Rio grande do Norte é sucesso no nordeste


A fidelidade às origens do forró e a sua pegada valorizam a cultura nordestina
O forrozeiro Neto Andrade tem uma voz marcante comparada a Luiz Gonzaga. Ele é cantor e compositor, nasceu em Patú, Rio Grande do Norte, em 03 de novembro de 1976. Filho de lavradores da Serra do Lima foi para Roraima aos onze anos de idade, onde reside. Ainda criança participou de festival escolar e desde já passou a se interessar pelos movimentos culturais. Já adolescente participou de vários grupos formados por amigos de escola um chamou bastante atenção DiscoMix, que embalava as festinhas da garotada, a onde eram sempre convidado a participar de programas de radio e TV, e aos poucos cada vez mais o menino estava enveredando pelos caminhos da música.

A característica maior de Neto Andrade é sem duvidas, a fidelidade as origens do forró, preocupando-se com o conteúdo das canções, a fim de valorizar a sua própria cultura, o cotidiano e o berço do povo nordestino. Além dos enredos, o ritmo contagiante e a interação com o publico é a sua maior marca, que contagia públicos de todas as classes sociais e idades. Neto Andrade é nome confirmado no calendário cultural em Roraima, seja em eventos municipais, estaduais e particulares em sua grande maioria para a comunidade nordestina a facilidade de poder interagir com o seu publico se tornou uma característica única do cantor quem vai ao show de Neto Andrade nunca pode dizer que já viu o mesmo show antes, sempre valorizando o seu espetáculo Neto Andrade sempre o enriquece contando causos do cotidiano do povo do sertão, com isso prendendo a atenção de seu publico e fazendo com que o povo de certa forma mate a saudade do lugar em que foi criado.

Em pouco menos de oito anos o cantor possui dois CD’s Compacto Disco gravados o primeiro o CD Oficial intitulado FILHO DO NORDESTE foi lançado em 2009, um trabalho que com muito esforço marcou a luta por um espaço além das fronteiras de Roraima, neste álbum 12 composições 7 delas de autoria própria. No dia 06 de setembro de 2011 Neto Andrade colocou no mercado um trabalho que sem duvida vem coroa a sua carreira o seu segundo CD: EU, A FELICIDADE E UMA PESSOA, titulo que da nome a uma das canções, esta de autoria do grande compositor/poeta pernambucano Elmo Oliveira, ao longo de sua carreira o cantor sempre procurou fazer contatos com o nordeste com isso fazendo amizades significativas e ao começar a planeja o projeto do novo trabalho teve o reconhecimento e o apoio de grandes compositores nordestinos da atualidade, sendo presenteado com varias composições, neste trabalho estará presente composições de Xico Bizerra, Bráulio Medeiros, Maria Dapaz, Carlos Villela, Roberto Lins, Ilmar Cavalcante, Dejinha de Monteiro, Andeson Iata, Bel Tenório, Alexandre Pé de Serra e também os compositores roraimenses Rainei Prestes e Joaquim Lago e as do próprio Neto Andrade.

No palco muita música de qualidade com um repertório bastante copiado pelas bandas de forró. O cantor faz um som bem jovial com uma pegada diferente e que não deixa ninguém parado. Os sucessos que estão na boca do povo, na voz do forrozeiro Neto Andrade viram verdadeiras perolas musicais, mas numa pegada nordestina e bastante dançante. Vale a pena conferir. Pelo nordeste muitas festas de grandes nomes já estão se preparando para receber o forrozeiro.

Por: Manuela Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário