quarta-feira, 28 de julho de 2021

Cia. Sarau das Seis lança o EP “Rezo”

 

Já está disponível no YouTube o EP “Reza”, da Cia. Sarau das Seis, natural de Petrolina. Fruto do espetáculo teatral “Rua dos Encantadas”, o disco traz, além de canções cantadas em cena pelos atores, texturas sonoras que compõem a trilha sonora do trabalho e falas da dramaturgia.  A iniciativa conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Todas as seis faixas que compõem o projeto são autorais e foram criadas especificamente para o espetáculo. Antônio Pablo, integrante da companhia que assina a direção musical, diz que a criação desse EP surge do “desejo de poder vivenciar em outros espaços essas sonoridades”. Ele ainda explica que a teatralidade está mantida nessa extensão da cena. “O público pode esperar um trabalho sonoro, imagético e sensitivo, porque não queríamos que perdesse essas características do teatro.  É um disco extremamente teatral, manter essa identidade e transpor sonoramente era o desafio e uns dos pilares para a feitura do EP, acho que conseguimos, mas o público que dirá”.

A criação das músicas foi parte significativa da construção do Rua dos Encantados”, como detalha a atriz e compositora Fernanda Luz. “As músicas Pra noite alumiar e Veredas nasceram quando eu lia o livro Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Ambas nasceram muito rápido, como quem já me esperava para ser instrumento e fazer ecoarem por aí. Elas contribuíram para construção da cena e energia das brincantes, das personagens. A música depois que entra no espetáculo ganha outros braços, ela gera várias reações no imaginário dos corpos dos atuantes que a defendem e do público que assiste”, explica.O EP foi gravado no estúdio Conexões AyÔ, na Casa Sarau em Petrolina-PE, um espaço criativo de gravação e estudo de música para cena e músicas em geral. O processo artesanal, proposta defendida pela “Sarau”, foi realizado entre janeiro e julho de 2021. As vozes são do elenco, contando com Antônio Pablo, Fernanda Luz e Lua Manda. A produção, direção musical e arranjos são assinados por Antônio Pablo. Os músicos Ivan Greg e Diego Rosa colaboraram com sanfona e arranjos vocais, respectivamente. “Foi e está sendo um grande desafio mergulhar em um trabalho totalmente sonoro, de gravação e criação de arranjos das canções. Entre acertos e erros, seguimos tentando, vivenciando cada etapa de muita aprendizagem”, pontua o diretor.

Mais informações sobre o projeto e a companhia podem ser acessadas através das redes sociais: www.facebook.com/saraudaseis e no perfil do Instagram @ciasaraudaseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário