sábado, 11 de julho de 2020

Festival da Seresta: um marco na história do Marco Zero no Recife

O propósito maior do então Prefeito Jarbas Vasconcelos era revitalizar o Bairro do Recife, que vivia dias de abandono.  A idéia do radialista Geraldo Freire de realizar uma seresta em praça pública foi imediatamente aprovada pelo chefe da municipalidade recifense e surgiu, em 1995, o “Festival da  Seresta”, com a produção de Daniel Bueno e transmitido todas as noites pela Radio Jornal.      


O primeiro ano foi realizado em palco armado na Praça do Arsenal, reunindo grandes nomes da musica popular brasileira, entre eles: Silvio Caldas, Maria Creusa, Moacyr Franco, Carlos José, Núbia Lafayete, Agnaldo Timóteo e Nelson Gonçalves.        

O público foi tão receptivo que no ano seguinte o evento passou para a Praça do Marco Zero, com espaço para acomodar mais gente.  As primeiras noites passaram a ser dedicadas à jovem guarda e aqui estiveram Wanderléa, Fevers, Vanusa, Erasmo Carlos, entre outros artistas famosos dessa linha musical da época. Grupos musicais e intérpretes de Pernambuco também se destacaram, como Reginaldo Rossi, Leonardo Sullivan, Conjunto Pernambucano de Choro, Fernando Azevedo, Dalva Torres, Roberto Muller, Mozart, isso nos primeiros anos do evento.        

Os prefeitos do Recife foram se sucedendo e o Festival da Seresta crescendo em importância no conceito da população, principalmente porque jamais foram registrados casos de violência ou assaltos durante a festa. A frequência sempre foi constituída de famílias e muitos frequentadores se conheceram e se tornaram casais acompanhando a seresta.            



Para se ter uma idéia da extensão artística dessa festa patrocinada, todos os anos,  pela Prefeitura do Recife basta relacionar mais alguns artistas famosos que já pisaram o seu palco:  Cauby Peixoto, Jamelão, Miltinho, José Augusto, Waldik Soriano, Noite Ilustrada, Alcione, Fagner, Benito di Paula, Ângela Maria, entre muitos outros.           

Se existe um evento que marcou para sempre a historia do Marco Zero como local de grandes acontecimentos artísticos e culturais esse evento se chama o Festival da Seresta, que nasceu para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário