quarta-feira, 15 de julho de 2020

Amazan: uma carreira dedicada ao Forró

José Amazan Silva nasceu em Campina Grande (PB) em 5 de outubro de 1963.  Foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte,e ainda criança já gostava de ouvir a boa musica nordestina. No inicio de sua adolescência deu os primeiros acordes numa velha sanfona emprestada por um de seus primos.  Aos 12 anos escreveu o primeiro de uma série de cordéis. Voltou para Campina Grande quando tinha 19 anos. Em 1984 conheceu o grupo de cultura nativa  “Tropeiros da Borborema” e a partir daí virou seu  sanfoneiro . Foi com eles que teve oportunidade de mostrar sua arte para vários Estados brasileiros e até para a Europa. Em 1989 iniciou a carreira solo, quando gravou o seu primeiro LP.

Escreveu e editou três livros, lançados em 2009. Neste mesmo ano, fez várias apresentações no programa “TV Xuxa”, da Rede Globo. Em 2011 ficou mais conhecido ainda quando participou da campanha publicitária de uma marca de cerveja, narrando historias acompanhado de sua sanfona.

Sempre foi um amante do forró, ritmo com o qual passou a ser  admirado por um grande público, mas além de sanfoneiro, cantor, compositor, escritor, cordelista e empreendedor, Amazan exerceu intensa atividade política.  Em 2012, foi candidato a prefeito de Jardim do Seridó/RN pelo PSD, ficando em segundo lugar no pleito. Em 2014, foi candidato a deputado estadual do Rio Grande do Norte sendo o 28º mais votado, ficando na segunda suplência de sua coligação.  Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito da cidade de Jardim do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte. 

Com amor e respeito ao forró, gênero musical que abraçou  sem recorrer a apelos agressivos, Amazan segue seu caminho cantando, compondo e levando a boa musica nordestina a todos que o admiram e aplaudem seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário