quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O Brasil chora a morte de Genival Lacerda


 O mundo artistico, particularmente os forrozeiros do Nordeste lamentam a perda de Genival Lacerda.  Em maio de 2020 o artista sofreu um AVC, além disso também vinha sofrendo de Alzheimer. Estava internado na UTI de um hospital do Recife desde o inicio de dezembro, quando veio a falecer vitima do Covid19.

Genival Lacerda nasceu em Campina Grande,no dia 5 de abril de 1931.  Seus principais sucessos são, dentre outros, Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha. Sua carreira começou na Região Nordeste e, ao longo dela, gravou 70 discos.

Na década de 50, veio morar em Pernambuco e, em 1955, decidiu gravar seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa Coco de 56. Em 1964, incentivado por Jackson do Pandeiro, seu concunhado, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP. Contudo, o sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música Severina Xique-Xique, cujo verso "ele tá de olho é na butique dela" tornou-se o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves, ele vendeu cerca de 800 mil  cópias.Em 1976, lança o disco Vamos Mariquinha, que contém as faixas "É Aí que Você se Engana", "Forró da Gente", "Sanfoneiro Alagoano", "Eu Preciso N amorar" e "A Mulher da Cocada.   Em abril de 2010, a cantora Ivete Sangalo (que se preparava para um show no Madison Square Garden, de Nova York, no fim do mesmo ano), gravou em dueto com o cantor campinense, a música "Chevette da Menina". ] A música, cuja personagem central se chama Ivete, narra, num tom jocoso e de duplo sentido, a história de uma moça que supostamente empresta seu Chevette a um conhecido e o recebe todo machucado. O refrão diz:

«Coitadinha da Ivete / Facilitou, estragaram seu Chevette / Mas coitadinha da Ivete / Em menos de uma semana estragaram seu Chevette.»

   Uma legião de admiradores por todo o Brasil chora a morte de  Genival Lacerda, um gênio do forró, que jamais será esquecido. 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário