segunda-feira, 29 de junho de 2020

Joquinha Gonzaga: o herdeiro legítimo do “Rei do Baião”

João Januário Maciel Gonzaga, nasceu  no dia  01 de abril de 1952, no Rio de Janeiro, filho de Raimunda Januário (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga) e João Francisco Maciel. Muito aproximado do tio famoso, ficou mais conhecido como Joquinha Gonzaga, sobrinho e herdeiro de Gonzagão. 

No final da década de 1940, o “Rei do Baião” formou o primeiro núcleo nordestino no Sul do país, trazendo sua família composta pelo seu pai Januário, sua mãe Santana, suas irmãs Muniz, Geni, Socorro e Chiquinha Gonzaga e seus irmãos Aluízio, Zé Gonzaga e Severino Gonzaga para o Rio de Janeiro. Eles se instalaram em um Sítio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias-RJ, mais conhecido como Sítio dos Gonzagas, onde eram realizadas grandes festas como casamentos, batizados, aniversários, novenas etc, sempre com muitos convidados, músicas, comidas típicas nordestinas e a presença de grandes artistas famosos como Marinês, Abdias, Trio Nordestino, Dominguinhos, entre outros. 

         

Foi neste meio que nasceu e cresceu Joquinha Gonzaga, que logo aos 12 anos de idade ganhou do tio uma sanfona de oito baixos (pé de bode). Após dois anos, reconhecendo o talento do seu sobrinho, Gonzagão trocou os oito baixos por um acordeon.  Joquinha começou tocando em festas e forrós no Rio de Janeiro e, posteriormente, viajando por todo o Nordeste acompanhando o tio como músico (sanfoneiro). Joquinha assumiu com muita responsabilidade o sobrenome que imortalizou o tio. Toca sanfona, canta forrós, usa chapéu de couro, e vive da música.  Dos que trabalharam diretamente com Tio Gonzaga só tem vivos ele e Piloto, seu irmão, que tocava zabumba, era motorista e empresário artístico. Trabalharam com ele até sua morte em 1989. Eram os sobrinhos mais próximos de Gonzagão.  

A sua educação artística de Joquinha foi forjada nos conselhos que o tio lhe dava. Na maneira de tocar, ensinava a puxada de fole, que era uma característica dele. Herdou, assim, muitas coisas do tio.           

Joquinha já gravou mais de 10 discos, alguns com a participação especial de Dominguinhos, Genival Lacerda, Santanna e do próprio tio, o “Rei do Baião”. Joquinha diz sempre que jamais lhe passou pela cabeça de também se tornar rei, mas faz questão de se orgulhar da grande família Gonzaga, a qual pertence com muito amor e dedicação.

BAIXE E ATUALIZE SUA PLAYLIST:

As Melhores de Joquinha Gonzaga - https://suamusica.com.br/forrozeirospe/as-melhores-de-joquinha-gonzaga

Joquinha Gonzaga - Caboclo de Fé - https://suamusica.com.br/forrozeirospe/joquinha-gonzaga-caboclo-de-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário