terça-feira, 4 de setembro de 2018

A música como instrumento de prevenção à violência

Quando falamos na atuação da Polícia Militar de Pernambuco, vem logo a ideia do cuidado com a segurança da população, com soldados nas ruas, no combate aos crimes e aos diversos tipos de violência. Mas, a PM tem também um outro lado, que utiliza a música como instrumento de prevenção, aproximando a Instituição da população, além de ser importante difusora da cultura pernambucana.  
O Trio de Forró Pé de Serra faz parte da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, com 144 anos de atividade. A Banda integra a Companhia Independente de Música da PM/PE, comandada pelo Major Dilion e subordinada à Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH) da PM.
Formado pelos músicos: Tenente-coronel Célio, na sanfona e voz; Sargento Monteiro, no triângulo, e o também Sargento F. Antônio, na zabunba e seu principal cantor, toca músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Zé Marcolino, entre outros mestres do cancioneiro pernambucano. A banda da PM também possui outros grupos, como o de chorinho, orquestra de frevo, de louvor, teclado e voz e, o mais novo, a Big Band Jazz Ponto 40.
O Major Dilion destaca que “a música serve como valioso instrumento de prevenção à violência, indo para perto da população, principalmente, nas comunidades carentes com uma interação pela cultura e pela música”. Ainda segundo o Major Dilion, a música da Banda da Polícia Militar, por todos os grupos que a integram, permite um trabalho social voltado, sobretudo, para as crianças e adolescentes, descobrindo, inclusive, talentos nessas comunidades, além de afastar esses jovens de males como as drogas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário