terça-feira, 3 de março de 2015

Jorge Costa - O Garanhão da Madrugada! Do Brejo Paraibano para o Mundo

A poesia e a música são as formas desse artista expressar tudo o que sente. Jorge Costa é compositor, cantor e declamador. Nasceu no brejo paraibano, na comunidade de Caiana dos Matias, e foi criado na cidade de Alagoa Grande. 

Começou a trabalhar tocando boiada, com o aboio livre (forma melodiosa e harmônica de conduzir o gado, ao invés de usar berrante). Foi o inicio do uso da voz para Jorge Costa, que começou também a compor suas primeiras músicas. Bom ouvinte de rádio, seus ídolos sempre foram os grandes nomes da música sertaneja e nordestina, como Tião Carreiro e Pardinho, Jacó e Jacozinho, Teodoro e Sampaio, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro; que lhe serviram de inspiração. Foi com a família para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversas atividades (magarefe, balança, açougueiro, servente de pedreiro, camelô de temperos, comerciante). No dia do falecimento de Tião Carreiro, em 1993, ouvindo o programa de Irani dos Santos, na Rádio Roquete Pinto, tocar as músicas em homenagem ao artista, ligou para a rádio e após o contato telefônico com o radialista, ficou marcado um encontro para se conhecerem, pois Irani demonstrou curiosidade pelos conhecimentos musicais apresentados por Jorge Costa.

O resultado desse encontro foi Jorge Costa convidado pelo radialista a apresentar o show para o lançamento do LP de Paulo Bob e a Caravana Canto da Terra. Foi a primeira vez que Jorge Costa subiu no palco. Já cantando profissionalmente, chamado Garanhão da Madrugada (título de uma das músicas cantadas por ele), despertou a atenção do radialista Antônio Luiz, da Rádio Globo/RJ, que o convidou para participar de seu programa no quadro “O POETA”, recitando poemas, causos, repique de berrante e contando particularidades do interior dos estados brasileiros. 

Jorge Costa é fiel ás suas origens em toda a sua arte. Compõe e canta com a maior facilidade diversos ritmos, como forró, country e vaneirão, mas sempre com sua marca que é o ritmo contagiante. Vem se destacando cada vez mais no cenário artístico nacional, com eletrizantes shows para rodeios, exposições, vaquejadas e bailões. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário