sexta-feira, 15 de agosto de 2014

"Amigo Velho": Falamansa volta com novo disco de inéditas após seis anos e propõe um forró sem beira nem fronteira

Do improvável encontro de três "alemães" paulistas e um experiente sanfoneiro pernambucano, 16 anos atrás, nasceu não apenas um dos grupos mais importantes de forró desde Luiz Gonzaga mas uma amizade que atravessou os anos e os acidentes no caminho intacta. "Falamansa existe graças aos quatro. Se fosse qualquer outro não teria dado certo", resume Tato, cantor, violonista e compositor da banda, que se completa com Alemão, na zabumba, Dezinho, no triângulo, e Valdir do Acordeom, na sanfona.

O clima de companheirismo e harmonia do quarteto não poderia ter melhor tradução do que "Amigo Velho", faixa-título e álbum que o Falamansa coloca nas prateleiras, lojas virtuais, rádios e festas de São João a partir de maio. Gravado no estúdio próprio do vocalista, no melhor estilo "tudo em casa", entre um churrasquinho e uma jam session, o novo disco de inéditas da banda (6º da carreira e 9º se considerados ao vivo e coletâneas) oferece flertes descompromissados com o folk, o country, o punk cigano e até o funk pancadão, sem perder de vista o inconfundível denominador comum da Falamansa: o forró pé-de-serra.

"Numa Festa de São João", terceira do disco, representa bem essa mistura de tradição com contemporaneidade. Abre num folk moderninho de violão capaz de fazer bonito em qualquer festival indie do mundo hoje, trilha de novela ou comercial de banco na TV, mas desemboca num gostoso xote cadenciado, daqueles de dançar agarradinho com a pessoa amada. "Dei um passo para trás e fui buscar a raiz mesmo. Se a volta do sucesso do folk fez as pessoas ficarem mais acostumadas a voz e violão, então por que não abandonar a bateria e apostar na sonoridade do trio [sanfona, triângulo e zabumba]?", sugere Tato. Por trás da aparente ingenuidade da canção, no entanto, está uma tentativa de trazer para primeiro plano nossa rica cultura de festas juninas - "Mais fortes que o Carnaval, na minha opinião" - e também “uma das progressões de acordes mais complexas que já fez na vida, gaba-se”.

"Cada vez mais vejo a gente como revolucionários. São 16 anos seguindo os mesmos princípios e indo na contramão dos modismos, dessa coisa da sacanagem, de simplificar tudo para teclado e voz", diz. Numa das principais alfinetadas nesse sentido, a faixa "Forró à Brasileira", decreta: "O forró não tem cor / Não tem raça / Não tem briga / E é da massa / Não tem pose, nem pirraça / Meu forró só tem amor". E no refrão: "Meu forró não tem beira, não / Meu forró não tem fronteira / Meu forró não é brincadeira / É da alma brasileira".

"Essa é a nossa carta de intenções. Somos nós de punhos cerrados", brinca, falando sério, o vocalista de 36 anos, fiel devoto da santíssima trindade do forró nordestino Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.

Mas engana-se quem pensa que "Amigo Velho" é um disco combativo. Pelo contrário, o otimismo alto astral típico da Falamansa aparece em praticamente todas as faixas do disco - desde a autobiográfica "Um Novo Dia", que trata da superação de Tato após a retirada de um tumor cerebral em 2007, passando pela festeira "Quem Sou Eu?", que remete aos sons de cabaré do Gogol Bordelo, o arrasta-pé de duplo sentido "DDD" até a nada sutil "Me Dá Um Beijo". "Esse é o xote rasgado, de inspiração em Flávio José, com letra muito romântica. É a hora em que a gente tira sandália de couro e bota o pé na terra", recomenda.

E para quem não entender o recado em bom português, o quarteto preparou "Un Petit Peu Plus D’Amour", inspirada nas andanças que tem feito pela França, Suíça, Portugal, Itália, Inglaterra e Irlanda nos últimos cinco anos. "Já fomos duas vezes tocar em Paris e é incrível ver o quanto está crescendo lá o forró. O europeu está descobrindo, fazendo festivais, aulas de dança e até workshop de zabumba!", conta Tato. E arremata: "Hoje, o regional soa mundial."

Músicas: 
01. Um Novo Dia
02. Amigo Velho
03. Numa Festa de São João
04. Essa Música
05. DDD
06. Quem Sou Eu?
07. Minha Sorte
08. Me da Um Beijo
09. Forró a Brasileira
10. Un Petit Peu Plus D'amour11. Tudo Bem
12. O Bem Que Você Me Faz
13. Debutanaluta

Por:  Diego Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário