sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Publikimagem lança livro Sivuca e a Música do Recife

Com destacada atuação no mercado editorial de livros iconográficos e de memórias históricas, a Publikimagem Projetos e Marketing lança Sivuca e a Música do Recife. Escrito por Flávia Barreto, filha única de Sivuca, e pelo jornalista Fernando Gasparini, o livro aborda as belas histórias da trajetória da vida pessoal e profissional do saudoso mestre da sanfona na capital pernambucana, onde viveu de 1945 a 1955.

A publicação exalta a singularidade do músico albino vindo do Sertão da Paraíba, que mesclou a tradicional base musical popular do instrumento que tocava – a sanfona – com experimentos e inserções ao erudito, a exemplo do seu envolvimento com a Orquestra Sinfônica do Recife dos anos 1980 em diante. Foi com a Sinfônica do Recife, aliás, a última apresentação do artista, em 2006, antes de falecer. O livro traz histórias muito interessantes das passagens de Sivuca como integrante de programas musicais na Rádio Jornal e na Rádio Clube (antiga PRA8) e as importantes parcerias que fez a partir desses trabalhos.

O Recife foi muito importante para a formação profissional e até humanística de Sivuca, que sempre afirmava ter sido a cidade a sua grande Universidade. “Devo bastante à cidade do Recife, daqui eu saí pronto como músico”, dizia o maestro. Sivuca está entre os maiores sanfoneiros da música brasileira de todos os tempos, com uma trajetória significativa. Dono de uma criação singular, que inspirou vários artistas, Sivuca pode ser considerado um verdadeiro patrimônio cultural. Parte da vida deste paraibano apaixonado pelo Recife pode ser encontrada nesta obra que tem o financiamento do Funcultura.

Haverá ainda a exposição de 16 painéis com fotos e textos sobre a vida e a obra de Sivuca. Os painéis ficarão expostos, na Casa da Cultura, do dia 18 (data do lançamento do livro) até o dia 27 de fevereiro. O projeto do livro recebeu o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e foi produzido e administrado pelo Instituto de Meio Ambiente, Pesquisa, Arte, Cultura, Tecnologia, Turismo e Esporte (IMPACTU).

OS AUTORES:

Flávia Barreto – socióloga e Doutora em Ciências Humanas (UFRJ), com pós-doutorado em Estudos Culturais (UFRJ). Professora universitária, pesquisadora e coordenadora do projeto Sivuca – Maestro da Sanfona Brasileira. Nasceu no Recife, mas vive no Rio de Janeiro desde a infância.

Fernando Gasparini – jornalista, Mestre em Comunicação (UFF). Pesquisador, escritor, poeta e coordenador do projeto Sivuca – Maestro da Sanfona Brasileira. Nasceu em São Gabriel da Palha (ES) e atualmente reside no Rio de Janeiro.



Por: Thiago Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário